Qual é o papel da Assessoria? É necessário mesmo?

27 abril , 2013

Olá pessoas… Trago esse post de hoje um assunto que muitas pessoas ainda desconhecem…
TEMA: Assessoria em Eventos
Qual é o papel da Assessoria? É necessário mesmo esse serviço?

Antigamente, em épocas passadas e até mesmo quando eu me casei a 27 anos atrás, não existia esse serviço de assessoria em casamentos e nem se cogitava no assunto. Tudo era decidido pela mãe da noiva e os próprios pais já que os noivos eram novos sem experiência nenhuma… Enfim tudo era muito simples. Casavam em um único local da cidade, e quase nem havia buffet, era um e outro e fora da cidade e coisa de gente rica mesmo,hehehehehehe… Esse era o pensamento de muitos!
A decoração era algo superficial mesmo, sem nada de exageros, tudo muito simples, muitas vezes feito pela própria família, já que isso era coisa também para ricos, hehehehe… Quando eu me casei nem tinha decoração, floricultura na minha cidade, tivemos que contratar da cidade vizinha… E era somente uma florista mesmo e ainda olha lá… Quanto aos vestidos de noiva, eu ainda dei sorte, mais muitas noivas faziam seus vestidos com  costureira da família mesmo…

Hoje a coisa é muito diferente… As coisas mudaram!!!

Com o passar do tempo, as coisas foram tomando uma dimensão maior. As festas foram se tornando maiores, com mais convidados, mais opções de fornecedores, mais itens no casamento. E as próprias noivas foram tomando as rédeas das decisões e os casamentos foram tomando uma dimensão maior e melhor também…

E os casamentos deixaram de ser tão simples e sim um ato singular tão sonhado por muitas noivas. Dessa forma tudo mudou e em questão de valores também mudaram muito…
Com esse processo de transformação que assim surgiu a Assessoria em Eventos.
Que nada mais é um profissional qualificado, dedicado exclusivamente a transformar o sonho em realidade, sempre com muita dedicação, responsabilidade e profissionalismo.
Exerce a função de melhor amigo dos noivos, conselheiro, psicólogo, e também dos pais dos noivos. Por mais que essa tarefa pareça fácil isso requer muita responsabilidade, seriedade, dedicação, e gostar do que faz também, quem não trabalha com amor e profissionalismo pode comprometer o resultado final do evento.
E de repente o que era sonho se transformar em um pesadelo. Isso quando não tem um Profissional qualificado para exercer e executar essa função tão importante.

Muitas pessoas ainda se opõem a contratação da assessoria. Na verdade é porque não sabem e não tem o conhecimento do verdadeiro papel da Assessoria. O trabalho da Assessoria é a  gestão do evento como um   todo, e que muitas pessoas não se deram conta ainda é que esse trabalho de organização não começa só no dia do casamento. Esse trabalho leva certo tempo, alguns meses, alguns anos…
Tudo que é planejado,  com uma boa preparação a chance de erros são mínimas…
O trabalho da Assessoria ou do Cerimonialista é um trabalho essencial para todo e qualquer evento.
Não importa o tamanho do evento e sim as qualidade que evento oferece. Isso é fato!
Contudo o serviço da Assessoria ou do Cerimonialista  não passa de necessidade para o evento e sim de prioridade, sendo para os Noivos um valor pago de custo benefício.
Geralmente os noivos são os mais resistentes a contratação, até por motivos financeiros e por não conhecer mesmo sobre a função, porém depois de algumas reuniões são os que primeiro reconhecem o trabalho e que indicam depois. Acabam tomando conta do custo benefício do valor pago.
O trabalho da assessoria ou do Cerimonialista como é chamado, é de planejar, executar, organizar todo evento, ou seja  antes, durante e pós evento.

Conhecimento do perfil dos noivos.
Indicação de profissionais que se enquadram dentro do perfil, estilo, orçamento dos noivos.
Orientação quanto aos fornecedores assim como ajudar nas negociações, e auxiliar.
Verificação de todos os contratos e cláusulas inclusas.
Administração do cronograma de atividades dentro do prazo certo.
RSVP serviço de confirmação de presenças ativo e passivo.
Dia do evento verificação de todos os contratos para que tudo fluam perfeitamente.
Acompanhamento e montagem da festa. Ter estratégias caso seja necessário para montagem da festa.  Cuidar do cerimonial da festa e igreja, desde o roteiro da festa.
Intermediação junto aos fornecedores quanto ao tempo, roteiro do evento.
Intermediação de possíveis problemas antes, durante, pós evento.
Garantir a tranqüilidade aos noivos quanto a todos os procedimentos, pagamento  do dia.
Pós evento: Conferência de bebidas, louças quebradas, faltas de possíveis peças referentes ao Buffet. Verificação de pendências possíveis, acerto final.
Portanto, o trabalho da Assessoria ou do Cerimonialista é fundamental e essencial para o bom andamento e a excelência do evento.

Espero que a partir deste post algumas pessoas mudem seus conceitos a respeito do trabalho da Assessoria ou Cerimonialista.
“A responsabilidade de cuidar de um casamento é imensurável.
O evento é ao vivo e não tem opção de uma segunda chance.”

Uma profissional dedicada a alinhar o sonho com a realidade. Essa sou eu!!!
Beijos!
🙂
Helayne Marcuz Assessoria em Eventos
Cerimonialista por paixão e amor em cada detalhe.

 16295841_1217756958310476_1782206506_n

 

 

 

 

 

 

 

Posts relacionados:

Casamento Daiane e Marcos 15/03/2014
Casamento Ana Maria e Tiago 23/05/2015
Dicas da Assessoria
Contagem Regressiva 15 Anos Lorena Pazinato Correa


0
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Obrigatório.

Obrigatório. Não será publicado no site.

Se você tiver.


###